Perguntas Frequentes

1. QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES PARA O CEGEST 11?

As inscrições acontecerão no período entre 02 de janeiro e 02 de fevereiro de 2017.

2. QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO?

1. Leia o edital na íntegra.
2. Providencie os documentos solicitados, listados no edital.
3. Preencha o formulário de inscrição acessando a aba INSCRIÇÃO.
4. Envie os documentos solicitados e a ficha de inscrição gerada após o preenchimento do formulário (na internet) para o endereço disponível no edital.

3. QUAIS DOCUMENTOS DEVERÃO SER APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO?

a) Cópias autenticadas de frente e verso do diploma de conclusão do curso superior registrado. ATENÇÃO! Não será aceito o documento com autenticação em apenas um dos lados;

b) Cópias autenticadas de frente e verso da carteira de identidade que tenha o campo NATURALIDADE e do CPF;

c) Uma foto 3×4 colorida (não será aceita foto escaneada ou danificada);

d) Cópia autenticada da Certidão de Casamento (caso haja mudança de nome em relação aos documentos apresentados);

e) Carta de Indicação da instituição/entidade à qual o candidato/negociador pertença, conforme modelo do Anexo I do edital;

f) Declaração do candidato informando e se comprometendo para disponibilidade de, no mínimo, 8 (oito) horas semanais para estudos e pesquisas demandadas pelo curso e habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, utilizando os programas para navegação na Internet, editores de texto e sistema operacional, conforme modelo do Anexo II do edital;

g) Declaração do candidato informando conhecer a obrigatoriedade em comparecer à convocatória para matrícula no sistema EaD da Universidade Federal de Minas Gerais e concordar em fornecer dados e foto demandados naquele ato, conforme modelo do Anexo II do edital; e

h) Cópia da ficha de inscrição que deve ser gerada no momento em que a inscrição é realizada aqui no site.

4. PARA ONDE DEVO ENVIAR OS DOCUMENTOS?

Toda a documentação solicitada deve ser enviada pelos Correios na forma de correspondência com Aviso de Recebimento (AR) para:

CEGEST 11

Aos cuidados de Danielle Souza

Avenida Professor Alfredo Balena, nº 190, Sala 733, Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte / MG – CEP 30130-100

ATENÇÃO!

– Os documentos NÃO podem ser entregues pessoalmente, pois o AR (fornecido pelos Correios) é o seu comprovante que a documentação foi entregue.

– Cada envelope deve ter os documentos de um único candidato. Não será avaliado o envelope com documentos de mais de um candidato.

5. ATÉ QUANDO PODEREI POSTAR A DOCUMENTAÇÃO?

A documentação completa deverá ser postada nos Correios até o dia 02/02/2017, com aviso de recebimento (AR).

6. QUANDO SERÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS?

O resultado será divulgado pela Internet, neste site, no dia 22/02/2017.

7. NÃO CONCLUI O CURSO SUPERIOR, POSSO ME INSCREVER NO CURSO?

Não, o Curso de Atualização é destinado somente aos profissionais que já concluíram o ensino superior.

8. QUAL É A CARGA HORÁRIA DO CURSO?

O Cegest está organizado em seis módulos e o primeiro será desenvolvido em Encontro Presencial. No total, serão 136 horas-aula.

9. RECEBEREI UM CERTIFICADO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO?

Não, você receberá o Certificado de Conclusão de Curso de Atualização emitido pela UFMG.

10. PARTICIPEI DE OUTRA EDIÇÃO DO CEGEST: FUI SELECIONADO, MATRICULADO, CHEGUEI QUASE AO FINAL. PODEREI ME INSCREVER DO CEGEST 11?

Não, você não será aceito no Cegest 11.

11. CONCLUI OUTRO CEGEST. PODEREI ME INSCREVER DO CEGEST 11?

Não, você não será aceito no Cegest 11.

12. A AUTENTICAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE FIRMA DEVEM SER FEITOS EM CARTÓRIO?

Sim, todas as autenticações de cópias de documentos e reconhecimentos de firma das assinaturas deverão ser feitos em cartório.

13. QUEM DEVE ASSINAR A CARTA DE INDICAÇÃO (ANEXO I)?

A carta de indicação deverá ser assinada pelo seu chefe imediato, com carimbo e firma reconhecida.

OBSERVAÇÕES:

– Quando o seu chefe imediato for o Secretário de Saúde do seu município a carta deverá ser iniciada com: “Eu, secretário de saúde do município de [colocar o nome do município] (…)”

– Nos demais casos, a carta deverá ser iniciada com: “O estabelecimento de saúde [colocar o nome do estabelecimento], situado no endereço (…)”

14. QUAL O PROCEDIMENTO PARA ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS PREENCHIDOS INCORRETAMENTE NO ATO DA INSCRIÇÃO?

Tenha bastante atenção ao preencher o formulário de inscrição. Caso ocorra algum erro, envie um e-mail para cegest@medicina.ufmg.br informando o ocorrido e solicitando a alteração.

15. POSSO FAZER INSCRIÇÃO PARA O CEGEST 11 SE ESTIVER CURSANDO UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO?

Sim, se você já terminou o seu curso superior poderá enviar seu pedido de inscrição. Mas não é aconselhável, o Cegest vai ocupar o seu tempo.

16. NO CASO DO MEU DIPLOMA NÃO TER SIDO CONFECCIONADO AINDA, SERVE UMA DECLARAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE CONCLUÍ MEU CURSO SUPERIOR?

Sim, você poderá enviar uma Declaração da Instituição de Ensino, em papel timbrado e assinatura do responsável pelo Departamento de Ensino da Instituição, indicando local, data, nome completo e cargo.

17. HÁ LIMITE DE INSCRIÇÕES POR REGIÃO?

Não, não há limite. Serão prioritariamente selecionados os candidatos que trabalham nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e aqueles que atuam em áreas remotas.

18. PRESTADORES DE SERVIÇO PARA ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PODEM SE INSCREVER?

Sim, prestadores de serviço para estabelecimentos vinculados ao SUS poderão enviar o pedido de inscrição desde que devidamente acompanhado da carta de indicação da chefia do setor onde o prestador de serviço está inserido.

19. SOMENTE SERÃO ACEITOS CANDIDATOS COM FORMAÇÃO SUPERIOR EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE?

Não, poderão se inscrever os candidatos com formação em outras áreas, mas que atuam em estabelecimentos vinculados ao SUS e atendem aos requisitos.

20. DEPOIS DE SELECIONADO, A MINHA MATRÍCULA É AUTOMÁTICA?

Não. Você receberá em sua caixa de emails um aviso comunicando login e senha para fazer a sua matricula. Se você não seguir os passos que lhe serão comunicados, a sua matrícula não será registrada.

ATENÇÃO!

– Se você comunicou email institucional poderá haver duplicidade de identidade (o caso de outro candidato ter comunicado o mesmo email da instituição). Nesse caso, o sistema não assimila duas matrículas com o mesmo email. Isso provocará problemas porque NENHUMA matricula será registrada. Entende-se que o selecionado não compareceu ao chamado. A secretaria do Cegest não terá meios para resolver tal problema.

– Alguns órgãos controlam as caixas de mensagens e o sistema de segurança pode “barrar” emails desconhecidos. Por isso, é melhor você comunicar o seu email pessoal.

21. QUAL A DATA DO ENCONTRO PRESENCIAL?

O Encontro terá duração de 3 dias e será realizado entre os dias 26/03/2017 e 28/03/2017 em Brasilia/DF.

22. QUEM CUSTEARÁ AS DESPESAS DE DESLOCAMENTO PARA O ENCONTRO PRESENCIAL?

O Curso é objeto do convênio Ministério da Saúde e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) da Universidade Federal de Minas Gerais. O convênio permitirá cobrir as despesas de passagens aéreas para o Encontro Presencial.

ATENÇÃO!

– Não serão custeadas as despesas do transfer do aeroporto de chegada até o hotel onde você ficará hospedado para o único presencial do Cegest.

– Não há recursos para as despesas do trajeto terrestre (deslocamentos de ônibus ou táxi, e gastos com combustível).

– Se você viajar de sua cidade até o aeroporto da cidade de onde você embarca para o único encontro presencial, as despesas de locomoção de sua cidade até o referido aeroporto não serão custeadas pelo convênio do curso.

– As despesas da viagem terrestre (de ônibus, taxi, automóvel particular etc) de sua cidade até a cidade do único encontro presencial não serão custeadas pelo convênio do curso.

– As passagens aéreas serão compradas pela FUNDEP e você receberá as informações no e-mail informado no momento da inscrição. A secretaria do Cegest não se responsabilizará por falta de comunicação nos casos de lapso no registro do email do candidato quando ele fez a sua inscrição.

– Se o candidato comunicou email institucional poderá haver duplicidade de identidade (o caso de outro candidato ter comunicado o mesmo email da instituição). Nesse caso, o sistema não assimila duas matrículas com o mesmo email. Isso provocará problemas porque NENHUMA matricula será registrada. Entende-se que o selecionado não compareceu ao chamado. A secretaria do Cegest não terá meios para resolver tal problema.

– NÃO serão permitidas alterações nas datas e horários dos voos, a fim de garantir o cumprimento do prazo da prestação de contas.

– As preferências pessoais (escolha do dia e companhia do voo) não serão atendidas. As passagens e hospedagem estarão em estrita consonância com a agenda do encontro.

– Haverá controle de presença do cursista durante o Encontro em todas as atividades e horários. O Cegest terá de prestar conta aos órgãos e unidades que autorizaram a inscrição do funcionário.

23. COMO SERÁ A HOSPEDAGEM E A ALIMENTAÇÃO NO ENCONTRO PRESENCIAL?

Os custos com hospedagem e alimentação também serão custeadas pelo convênio responsável pelo Curso.

– A hospedagem será em quartos duplos.
– A distribuição dos participantes será realizada pela equipe da recepção do hotel e não poderão ser realizadas alterações no momento do check-in.
– Estarão incluídos café da manhã, almoço e jantar durante o período de realização do evento.

ATENÇÃO!

Não serão cobertas despesas referentes a:

– Serviços de quarto: ligações telefônicas, frigobar, lavanderia, internet, cofre de segurança etc;
– Hospedagem em outro tipo de apartamento;
– Hospedagem de terceiros;
– Danos causados ao hotel; e
– Hospedagem após os horários estipulados para check-out do hotel.

24. PODEREI ESCOLHER A DATA PARA PARTICIPAR DO ENCONTRO PRESENCIAL?

Não, não será possível atender preferências pessoais para remanejamento da data do presencial.

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